Faleceu no último dia 7 de novembro em Curitiba, Paraná, de causas naturais aos 97 anos de idade, o veterano da FEB, General-de-Divisão Ítalo Conti.
Nascido no pequeno município de Mallet, no sul do Paraná, Conti realizou o curso do Núcleo Preparatório de Oficiais da Reserva do Exército Brasileiro, tornando-se Tenente da Reserva. Após a declaração de guerra brasileira à Alemanha e Itália em 22 de agosto de 1942, recebeu uma carta convocatória para apresentação junto ao Ministério da Guerra, que prontamente atendeu.
O então Tenente Conti, oficial de artilharia, foi integrado ao recém-criado I Grupo de Artilharia 105mm, sob comando do Tenente-Coronel Waldemar Levy Cardoso, no final de 1943. O I Grupo foi preparado no quartel do 1º Grupo de Obuses, em São Cristóvão, no Rio de Janeiro, e lá os novos artilheiros tomaram conhecimento das táticas de ajuste de tiro e salva utilizados pelo Exército Americano.
Devido à dificuldade de transporte pelo Atlântico, o I Grupo somente embarcou para a Itália com o 2º Escalão da FEB, partindo do Rio de Janeiro em 22 de setembro de 1944 e chegando a Nápoles em 6 de outubro. Após completo reequipamento e pequeno período de adaptação, o I Grupo foi colocado em linha no front de Monte Castelo, onde deu apoio ao sucessivos ataques à montanha. Conti foi observador avançado da artilharia, coordenando os fogos de seu grupo nas posições de resistência alemã. Dificuldades de organização e comando, no entanto, impediram a conquista do objetivo em 1944.
Agora promovido a Capitão, Conti coordenou a artilharia do I Grupo em apoio direto ao avanço do I Batalhão do Regimento Sampaio durante a tomada de Monte Castelo em 21 de fevereiro de 1945. Em abril, foi destacado para o QG do 11º Regimento como oficial de ligação com a artilharia, montando o plano operacional de apoio de fogo para a conquista de Montese, executado em 14 e 15 de abril. Ainda na Itália, recebeu a notícia do nascimento de seu primogênito, Ítalo Conti Júnior.
Retornando ao Brasil em 3 de agosto, Conti realizou o curso de Estado-Maior do Exército, seguindo para diversos postos de comando nos anos seguintes. Em 1962, foi convidado pelo governador do Paraná, Ney Braga, para ser tornar o primeiro secretário de Segurança Pública do estado, cargo que exerceu até 1966. Permaneceu no comando de secretarias paranaenses até 1971, e na década de 1980 foi deputado estadual pelo PDS.
Reformado na patente de General-de-Divisão, Ítalo Conti foi membro fundador do Círculo Militar do Paraná, e era bastante ativo como membro da Legião Paranaense do Expedicionário. Vívido e comunicativo até seus últimos dias, comemorou seu aniversário de 97 anos em 20 de setembro de 2012 tomando chope e uísque.
Ele deixa dois filhos, cinco netos e oito bisnetos.
A notícia do falecimento do General Conti me chegou justamente no dia de abertura do XXIV Encontro Nacional de Veteranos da FEB, do qual participei nesta última semana em Juiz de Fora - MG. Somente hoje pude escrever uma justa homenagem a este nosso heroi nacional.
Descanse em paz General!
Descanse em paz General!
![]() |
General-de-Divisão Ítalo Conti. |