Quantcast
Channel: Sala de Guerra
Viewing all articles
Browse latest Browse all 161

Conheça os verdadeiros “Band of Brothers”

$
0
0
Topo: Arthur, Bill, Albert; Centro: Harry, Jim, Tom; Abaixo: Dick, Sid, Wally.

Em “O Resgate do Soldado Ryan”, quatro irmãos lutam na Segunda Guerra Mundial – e somente um sai vivo. Houve uma família britânica da qual não somente um saiu vivo, mas seis.

E no caso dos irmãos Windsor, todos os nove viveram para contar a história.

Para completar, um dos irmãos também lutou na Primeira Guerra Mundial, junto com os dois irmãos mais velhos.

A contribuição-recorde da família Windsor para o esforço de guerra britânico havia sido completamente esquecida. Foi somente redescoberta por Bob Windsor, de 68 anos, enquanto pesquisava a árvore genealógica da família.

Ele sabia que tanto seu pai Albert quanto seu tio Wally tinham servido na guerra. Mas uma visita a Wally, de 90 anos, revelou a total escala da contribuição familiar.

Ele descobriu como Albert– que tinha 41 anos ao alistar-se – apresentou-se ao mesmo tempo que Jim (37), Harry (35), Bill (33), Arthur (31), Tom (30), Dick (27), Sid (23) e Wally (18).

Albert e três irmãos serviram no Exército enquanto outros quatro foram para a RAF, enquanto Dick serviu na Royal Navy. Bob fez a descoberta quando viu na parede do tio Wally um certificado de recorde do Guinness, reconhecendo que Albert e oito irmãos mais novos haviam lutado na Segunda Guerra Mundial.

Ele disse: “Isso me deixa intensamente orgulhoso. O fato é que este recorde nunca será quebrado. Grandes famílias são coisas do passado. É uma vergonha que eu nunca tenha atentado para isso. Meu pai e seus irmãos se separaram ao longo dos anos”.

Eles nunca pensaram que isso fosse particularmente excepcional, achavam somente que tinham feito seu dever. Também nunca souberam deste certificado. Foi o filho de Wally que notificou o Guinness a respeito”.

Bob Windsor e o certificado do Guinness.

Ele temeu pelo pior quando decidiu investigar o passado da família e descobrir por que os irmãos haviam se separado. “Eu esperava encontrar algum caso obscuro de assassinato ou escândalo, mas no fim fiz esta maravilhosa descoberta”, disse.

Bob ainda não conseguiu encontrar todos os detalhes do serviço dos irmãos durante a guerra, mas descobriu que Sid certa vez esbarrou com Wally enquanto serviam na Índia. “Sid bateu no ombro dele e disse ‘Tudo bem companheiro, lembra-se de mim?’”, disse.

Seus avós George e Martha tiveram 13 filhos e 3 filhas. Os três mais velhos – George, Charles e Albert – lutaram na Primeira Guerra. Charlesfoi morto em ação em 17 de maio de 1917, durante a ofensiva de Arras, no norte da França, e está enterrado lá.

Sua perda não impediu que os irmãos mais novos se alistassem em 1939 para lutar no próximo conflito global. A contribuição da família Windsor não se restringiu aos homens que lutaram no front.

George e Alfred (o décimo filho) não puderam se alistar e se envolveram na produção de armamentos. Outro menino, Edward, morreu aos sete anos em 1922.

Fonte: Daily Mail, 16 de novembro de 2012.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 161