Um esquadrão completo de Spitfires pode estar enterrado sob as casas de Birmingham, diz um aposentado, que alega ter ajudado a escondê-los.
Matt Queenan, 83 anos, acredita que podem existir Spitfiresbem-preservados dentro de caixas escondidas bem fundo no solo, provavelmente sob casas.
Ele diz que foi um dos homens que os enterrou em 1950, após lubrificá-los e encaixotá-los sob instrução do Ministério da Guerra.
Queenan agora veio a público com sua história, após 36 dos icônicos caças terem sido encontrados na Birmânia. As aeronaves, encontradas pelo entusiasta da aviação David Cundall, deverão retornar em breve para a Inglaterra, após 67 anos “perdidas”. Um dos Spitfires ficará em exibição em Birmingham.
Mas Queenan, um ex-boxeador, disse: “Você não precisa ir até a Birmânia para encontrar Spitfires. Há muitos enterrados bem aqui em Birmingham”.
Ele diz que as operações foram realizadas num hangar do Castelo Bromwich, perto de onde as aeronaves foram construídas durante a Segunda Guerra Mundial.
Após terem sido instruídos a enterrá-los por Harry Bramwell, funcionário do Ministério da Guerra, os trabalhadores “os cobriram de graxa” antes de “encaixotá-los”, disse.
Um porta-voz do Museu da RAF disse que a história não pode ser descartada, enquanto o Ministério da Defesa disse ser “altamente improvável”.
Queenan prossegue: “Era dezembro. Fomos reunidos por Harry Bramwell no centro da cidade. Cobrimos os aviões com graxa e eles foram encaixotados. Nos disseram que seriam enterrados. Eu acho que eles foram enterrados lá perto, perto da estrada de Chester, mas não sei onde. Pode haver casas sobre eles ou qualquer outra coisa, porque naqueles dias era tudo campo”.
O Museu da RAF em Londres disse que a história de Queenan pode ser verídica: “É possível, mas simplesmente não sabemos. Muitos dos Spitfires foram descartados em ferros-velhos locais. A RAF não mantinha registros depois das aeronaves serem entregues para um terceiro. É difícil, mas pode ter acontecido”.
Já o Ministério da Defesa disse: “É muito improvável que Spitfires tenham sido enterrados em Birmingham nos anos 1950. Teríamos evidências disso”.
Neste ano, o entusiasta David Cundall, de 62 anos, encontrou 36 Spitfires na Birmânia, após pesquisar por 15 anos e gastar mais de 10 mil libras na busca. “Eles estavam enterrados lá em suas caixas de transporte. Foram encerados e embrulhados em papel especial. Estão em excelentes condições”, disse ele.
As aeronaves retornarão para a Grã-Bretanha após o Primeiro-Ministro David Cameron ter intervindo em favor de sua repatriação.
Fonte: The Telegraph, 9 de dezembro de 2012.