Uma cópia de “Mein Kampf”, a autobiografia de Adolf Hitler, assinada por ele no bunker enquanto os soviéticos se aproximavam de Berlim, vai a leilão em breve.
Acredita-se que esta seja a última cópia assinada por Hitlerantes de seu suicídio em 30 de abril de 1945. Ele a deu de presente a um membro-sênior desconhecido de seu estado-maior, num último gesto de desafio e esperança na causa nacional-socialista.
Especialistas dizem que a assinatura foi feita com pressa, e mais parece um rabisco – um reflexo de seu atribulado estado mental naquele período. O exemplar é de uma edição limitada de 1939, marcando o 50º aniversário de Hitler.
Na época, Hitler já tinha se mudado definitivamente para o bunker sob a Chancelaria em Berlim, enquanto os russos aproximavam-se da cidade pelo leste.
O livro foi adquirido muitos anos atrás por um britânico, que o comprou de um colecionador americano. Ele agora espera leiloá-lo pela quantia inicial de 5.000 libras.
Richard Westwood-Brooks, da casa de leilões Mullocks, disse: “O livro é raríssimo porque contém a assinatura de Hitler com a data de 5 de março de 1945. Em março, os Aliados avançavam pelo oeste e os soviéticos pelo leste, fazendo grandes avanços, e bem neste dia os Aliados capturaram Colônia”.
“Hitler ainda esperava que um contra-ataque miraculoso pudesse virar a maré a seu favor novamente; então, em 5 de março ele presenteou alguém com este livro, autografando-o”, concluiu.
O leilão acontece no próximo dia 14 de fevereiro.
Fonte: Daily Mail, 14 de janeiro de 2013.