A prefeitura da cidade de Nuremberg anunciou planos de gastar até 70 milhões de euros para renovar o vasto e dilapidado complexo de convenções do Partido Nazista na cidade – usado pela cineasta Leni Riefenstahl como plano de fundo de seu filme de propaganda “O Triunfo da Vontade”.
O complexo de 11 km², que inclui 24 torres e a famosa “Tribuna do Zeppelin” – da qual Hitler olhava as fileiras uniformizadas de membros do partido – projetada por Albert Speer, arquiteto-chefe do regime, e nunca plenamente completado.
Mas o local, que recebe mais de 200 mil turistas por ano, vem lentamente se desintegrando desde o fim da Segunda Guerra Mundial, e diversas estruturas estão agora sob risco de desabamento.
O prefeito de Nuremberg, Ulrich Maly, disse que o péssimo estado das estruturas deixou a prefeitura num difícil dilema: “Demolir o complexo provocaria ultraje internacional – então iremos restaurá-lo, mas isso não significa que estamos melhorando-o”, insistiu.
Maly disse que embora partes do local tenham sido demolidas nos anos 1960 para abrir espaço para residências, mais demolições são impossíveis, pois o local agora é protegido pelo patrimônio histórico. Segundo ele, muitos na cidade são favoráveis a deixar o complexo desintegrar-se por si próprio, já que isso simbolizaria “o fim de uma era que deveria durar 1.000 anos”.
Mesmo assim o prefeito disse que se a prefeitura permitisse que os prédios se desintegrassem sozinhos, seria obrigado a cercá-los e proibir todo e qualquer acesso a eles. “Então, decidimos restaurá-los até certo ponto”, disse.“Mas não procuramos não chegar ao estado original”.
O trabalho de renovação também irá preservar as inscrições feitas por soldados Aliados no fim da guerra, e que cuidadosos reparos serão feitos em um mosaico no teto do “Salão Dourado” da Tribuna do Zeppelin.
Fonte: Independent.ie, 4 de setembro de 2013.