Roland de La Poype
(28/07/1920 - 23/10/2012)
Faleceu no último dia 23 de outubro em Saint-Tropez, França, de causas naturais aos 92 anos de idade, o ás francês e Heroi da União Soviética, Coronel Roland Paulze d'Ivoy de La Poype.
Nascido em Les Pradeux, Roland era filho de um coronel da reserva, que morreu em combate em maio de 1940. Estudando em Le Mans, ele desenvolveu paixão pelo voo, e em agosto de 1939 ingressou no Armée de l'Air, terminando o treinamento de voo em Etampes em março de 1940. Após a derrota da França e de ter escutado o chamado de De Gaulle em 18 de junho, Roland e seus colegas embarcaram ilegalmente num navio polonês rumo à Inglaterra.
Imediatamente integrado à Força Aérea Francesa Livre, ele foi enviado para a África Equatorial Francesa, servindo lá de julho de 1940 até janeiro de 1941, quando retornou para a Inglaterra, onde recebeu treinamento na RAF. Em julho, foi designado para o 602º Esquadrão de Caça, voando o Supermarine Spitfire. As notáveis habilidades de voo de Roland de La Poype foram rapidamente notadas pelo comandante do esquadrão, Wing Commander Paddy Finucane (32 vitórias), que fez dele seu ala. Voando sobre Gravelines, na França, Roland derrubou seu primeiro inimigo em 22 de agosto de 1942, um Messerchmitt Me 109. Pouco depois, descobriu que De Gaulle estava formando um grupo de caça francês para enfrentar a Luftwaffe na União Soviética, e imediatamente voluntariou-se para a iniciativa.
No fim de novembro de 1942, Roland e outros 11 pilotos do contingente inicial passaram pelo Egito e Irã, chegando a Astrakhan, na URSS, para formar o 3º Grupo de Caça - que se tornaria mundialmente conhecido como Normandie-Niemen. Designado para o 3º Esquadrão, Roland iniciou operações em 22 de março de 1943 em Oryol. Em 31 de agosto ele abriu seu escore no front oriental com a derrubada de um Junkers Ju 87 Stuka, e tornou-se um ás em 19 de setembro, contra outro Stuka. Mais uma vez tendo suas habilidades reconhecidas, o Tenente Roland de La Poype foi escolhido pelo comandante do esquadrão, Marcel Albert, como seu ala.
Participando intensamente das batalhas aéreas em Smolensk, Orsha, Berezina e Niemen, o grupo foi equipado com o excelente caça Yakoklev Yak-3 em julho de 1944. Ele derrubou quatro aeronaves alemãs no dia 16 de outubro daquele ano, e em 27 de novembro o Presidium do Soviete Supremo concedeu a Roland de La Poype a Estrela Dourada de Heroi da União Soviética, fazendo dele um dos apenas quatro pilotos franceses do grupo a receber tal comenda.
Promovido a Capitão, ele tornou-se comandante do 1º Esquadrão no começo de 1945, encerrando a guerra com 16 vitórias confirmadas. Após a vitória em Berlim, foi concedida aos franceses uma estadia em Moscou, e lá partiram para a França em 20 de junho, com a autorização de Stalin para levarem consigo seus Yaks. De volta à França, Roland recebeu de De Gaulle a Ordem da Liberação.
Dando baixa da Força Aérea em 1947, ele mostrou seu gênio criativo abrindo uma fábrica de embalagens plásticas e inventando diversos contêineres de sucesso para a indústria. Na década de 1960, desenhou a carroceira plástica do Citroën Mehari, e em 1970 fundou a Marineland em Antibes, para ensinar sobre via marinha ao público. Prefeito da localidade de Champigné de 1955 a 1971, ele aposentou-se em 1985. Em 2007, lançou uma obra sobre seu grupo de caça,L'épopée du Normandie-Niemen.
Em abril de 2012, após mais de um ano da carta enviada, recebi uma resposta de Roland de La Poype, com as fotos que enviei todas devidamente autografadas. Um ás francês e Heroi da União Soviética, não pude deixar de ficar muito feliz com esta resposta que tive! Uma recordação sem preço deste guerreiro lendário.
Descanse em paz Monsieur Roland!
Descanse em paz Monsieur Roland!
![]() |
Capitão Roland com seu Yak-3 ao fim da guerra, com 16 marcas de vitória. |
![]() |
Roland de La Poype, Heroi da União Soviética. |
![]() |
Yakovlev Yak-3 de Roland de La Poype. 3º Grupo de Caça "Normandie-Niemen", Heiligenbeil, Pomerânia, maio de 1945. |