Hans-Hermann Sturm
(12/06/1917 - 24/10/2012)
Faleceu no último dia 24 de outubro em Schondorf, Alemanha, de causas naturais aos 95 anos de idade, o ganhador da Cruz do Cavaleiro, Hauptmann Hans-Hermann Sturm.
Aos 20 anos de idade, em 1 de novembro de 1937, Sturm ingressou no 6º Batalhão Antitanque em Herford, próximo a Hannover. No ano seguinte, foi selecionado como candidato a oficial, seguindo para a Academia Militar de Dresden. Comissionado Leutnant em 1939, ele retornou à sua unidade original, desta vez para assumir o comando do 3º Pelotão Antitanque.
Como parte da 6ª Divisão de Infantaria, o pelotão de Sturm participou da invasão da França em maio de 1940, como parte do Grupo de Exércitos B de Gerd von Rundstedt. Avançando pelas florestas belgas em direção ao coração da França, Sturm distinguiu-se no combate contra blindados inimigos, o que lhe rendeu a Cruz de Ferro de 2ª Classe em 9 de julho. Em abril de 1941, a divisão foi enviada para a Prússia Oriental e integrada ao novo Grupo de Exércitos Norte, com o qual tomou parte na Operação Barbarossa. Pouco depois, a unidade foi desviada para apoiar o assalto sobre Moscou no fim do ano. Lá, Sturm ganhou a 1ª Classe da Cruz de Ferro.
Em março de 1942, foi feito ajudante no estado-maior do Generaloberst Gotthard Heinrici, comandante do 4º Exército. Após mais de um ano fora dos combates, Sturm foi transferido para a Divisão Panzergrenadier "Grossdeutschland" - a unidade de elite do Exército Alemão. Ele retornou à linha de frente como Oberleutnant, no comando da 3ª Bateria de Canhões de Assalto, equipada com o StuG III. Desde o começo de 1944, a Grossdeutschland vinha enfrentando o Exército Vermelho em sucessivas batalhas no sul da União Soviética, a oeste do Dniester e, a partir de março, dentro da própria Romênia. No começo de abril, foi lançada uma grande ofensiva soviética contra os campos petróliferos romenos, na Primeira Batalha de Târgu Frumos.
No dia 5 de abril, Sturm recebeu a missão de defender a vital Colina 154, nas promiximidades da cidade de Parliti Sat. Os russos haviam tomado a localidade, e o alto-comando do 8º Exército havia ordenado à Grossdeutschland que a recuperasse. Posicionando seus StuGs em pontos estratégicos para bloquear o avanço vermelho, Sturm preparou seus homens para enfrentar as forças blindadas superiores. Quando os soviéticos atacaram, o fogo rápido e manobras precisas dos alemães fizeram a ofensiva parar, e após ter 9 tanques T-34 destruídos, finalmente recuaram. Aproveitando a confusão do inimigo, Sturm ordenou um contra-ataque imediatamente e, apesar das dificuldades do terreno, recapturou Parliti Sat, garantindo o controle da região. Por sua determinação e espírito combativo durante esta ação, Hans-Hermann Sturm foi condecorado com a Cruz do Cavaleiro da Cruz de Ferro em 9 de junho de 1944 pelo seu comandante divisional, General Hasso von Manteuffel.
Promovido a Hauptmann no dia 19 de junho, Sturm foi ferido diversas vezes em ação ao longo daquele ano, recebendo também a Insígnia de Ferido em Ouro em 18 de dezembro de 1944. Juntamente com o restante da Grossdeutschland, ele se rendeu em maio de 1945 em Pillau, no Mar Báltico.
Viúvo, ele deixa um filho e três filhas.
Agradecimentos ao amigo Philippe Bastin pela ajuda!
Viúvo, ele deixa um filho e três filhas.
Agradecimentos ao amigo Philippe Bastin pela ajuda!
![]() |
StuG III da Grossdeutschland, como os usados em Parliti Sat. |