Kurt Bischof
(16/12/1924 - 11/01/2013)
(16/12/1924 - 11/01/2013)
Faleceu no último dia 11 de janeiro em Winterstein, Alemanha, de causas naturais aos 88 anos de idade, um dos mais jovens ganhadores da Cruz do Cavaleiro, Obergefreiter Kurt Bischof.
Nascido em Winterstein, no distrito de Gotha, Kurt era filho de Fritz e Margarete Bischof, sendo o terceiro de quatro irmãos. Após completar seus estudos básicos em 1938, tornou-se aprendiz de um ferramenteiro em Schmerbach. Por orientação de seu pai, Kurt permaneceu no trabalho e não participou da Juventude Hitlerista. No verão de 1942, ele foi convocado para treinamento militar em Bad Berka, que deveria durar apenas oito semanas. Contudo, no fim do treinamento ele foi diretamente chamado para compor o 15º Regimento de Infantaria, aprendendo a operar metralhadoras MG 34. No começo de 1943, Kurt foi enviado para o front leste, chegando a Zhitomir e sendo incorporado ao 337º Regimento da 208ª Divisão de Infantaria.
No começo de 1943, o Exército Vermelho estava em ofensiva na região de Zhitomir, seguindo-se à bem-sucedida Operação Urano, que destruiu o 6º Exército alemão em Stalingrado. Em março, enquanto realizava uma patrulha de reconhecimento, Kurt foi surpreendido por uma força inimiga, mas manteve sua posição durante longo tempo, até receber a ordem de recuar, ação pela qual recebeu a Cruz de Ferro de 2ª Classe. Em meados do ano, já na região de Orel, ele cruzava campo aberto quando foi surpreendido por uma salva de artilharia soviética - sendo seriamente ferido abaixo da cintura e nas pernas. Imediatamente evacuado para a retaguarda, e correndo sério risco de vida, ele foi operado num hospital de campanha e depois levado para a Prússia Oriental. Lá, passou por diversos meses de tratamento, nos quais os médicos conseguiram salvar-lhe.
De volta ao front em 1944, Kurt foi novamente ferido por dois estilhaços de granada de mão, além de um estilhaço de morteiro medindo 3 centímetros que atingiu-lhe na cabeça. Deste dia em diante, ele decidiu não mais usar capacete. Em 22 de dezembro de 1944 ele foi agraciado com a Cruz de Ferro de 1ª Classe.
Após o irrompimento inimigo na Silésia em fevereiro de 1945, os soviéticos rapidamente cercaram a cidade de Lauban. Sem muitas armas pesadas com que segurar os tanques soviéticos, o 337º Regimento buscou uma área defensiva em região de terreno irregular, cobrindo as passagens com metralhadoras. Na região designada para a 5ª Companhia, na qual Kurt estava inserido, duas metralhadoras MG 42 foram colocadas em posições avançadas para aguardar o ataque russo. Na manhã do dia 9 de março, contudo, a preparação de artilharia soviética caiu com precisão em cima das metralhadoras, matando as equipagens. Percebendo isso, Kurt, que estava na reserva, correu para a ocupar a primeira metralhadora, mas percebeu que a munição estava perto do fim. Já com a ofensiva inimiga em progresso, ele seguiu para a segunda metralhadora, operando sozinho a arma contra os soviéticos que avançavam, bloqueando seu ataque. Somente após 30 minutos foi que o reforço chegou, e o ataque foi contido. Por suas ações naquele dia, o jovem Kurt Bischof, de 20 anos de idade, foi agraciado com a Cruz do Cavaleiro da Cruz de Ferro por seu comandante divisional, Generalleutnant Heinz Piekenbrock, em 14 de abril de 1945.
Seus feitos foram bastante irradiados na imprensa alemã, e o Generalfeldmarschall Ferdinand Schörner, comandante do Grupo de Exércitos Centro, enviou-lhe uma caixa com três garrafas: champagne, conhaque e vinho, com a inscrição: "Para o mais novo ganhador da Cruz do Cavaleiro do XVII Corpo".
Em 10 de maio de 1945 sua unidade se rendeu na Tchecoslováquia. Entregue aos poloneses, ele e outros 40 mil prisioneiros trabalharam nas minas de carvão da Alta Silésia, entregues à Polônia no fim da guerra. Kurt era membro da Associação dos Ganhadores da Cruz do Cavaleiro desde 1995, sendo assíduo participante dos encontros de veteranos. Extremamente bem-humorado e alegre, sua saúde decaiu em 2012. Ele deixa dois filhos.
Agradeço ao amigo Richard Schmidt pela ajuda!
![]() |
Kurt Bischof no dia de sua condecoração com a Cruz do Cavaleiro, 14/04/1945. |
![]() |
Com Kurt Bischof em Hannover, outubro de 2011. |