Quantcast
Channel: Sala de Guerra
Viewing all articles
Browse latest Browse all 161

Começará a busca pelo submarino HMS Saracen

$
0
0

HMS Saracen

Um novíssimo navio de pesquisas francês irá começar uma busca pelo submarino britânico HMS Saracen, um dos mais famosos da Segunda Guerra Mundial.

O navio André Malraux, de 13 milhões de dólares, entrou em serviço ano passado e irá zarpar de Marselha para tentar encontrar os destroços do submarino classe S afundado 70 anos atrás.

Terry Hodgkinson, um autor britânico que escreveu muitas obras sobre o HMS Saracen, disse que a equipe francesa “planeja localizar o submarino inicialmente por sonar, e depois enviar uma câmera-robô para filmá-lo e fotografá-lo”.

Uma cópia desses filmes será enviada para o Museu de Submarinos da Royal Navy em Gosport para seus arquivos. Alguns serão enviados para os familiares dos tripulantes do Saracen”, concluiu.

O HMS Saracen foi afundado por sua própria tripulação perto de Bastia no sábado, 14 de agosto de 1943, após ser seriamente danificado por cargas de profundidade das corvetas italianas Minerva e Euterpe.

O Tenente Michael Lumby, comandante do Saracen, deliberadamente esperou 24h porque não queria afundar seu submarino na malfadada data da sexta-feira 13.

Isso significou que toda a tripulação teve que ficar submersa até as 2h da madrugada do sábado, antes que o comandante ordenasse o engenheiro-chefe a abrir as válvulas com os motores ainda funcionando.

Alguns anos antes, o Saracen havia afundado o submarino alemão U-335, com quase toda sua tripulação, em sua primeira patrulha a sudoeste das Ilhas Faroe.

O submarino então tornou-se notório após adentrar o Mediterrâneo, lançando diversos ataques de torpedos contra a navegação italiana e alemã, bem como contra portos inimigos.

Pouco antes de ser afundado, ele havia sido usado para infiltrar agentes do MI6 na Córsega, cujo objetivo era vigiar as forças do Eixo na ilha.

Dois tripulantes do Saracen se afogaram quando tentavam sair do barco, o que significa que ele é agora um túmulo subaquático. Outros foram capturados pelos italianos, mas libertados quando o país saiu da guerra no mês seguinte.

O Tenente Lumby foi enviado para um campo de prisioneiros na Alemanha e, após a guerra, assumiu o comando do famoso cruzador HMS Belfast, que hoje é um museu flutuante em Londres.

Acredita-se que hoje haja somente dois sobreviventes dos 48 tripulantes que serviram no Saracen, e há uma placa de mármore em Bastia em memória dos que morreram.

Se os franceses conseguirem localizar o submarino, uma insígnia de bronze será deixada junto dos destroços. Nela, se lê: “Em memória do HMS Saracen e sua tripulação, que tiveram papel de destaque na liberação da Córsega. Afundado em 14 de agosto de 1943”.

Fonte: The Telegraph, 17 de fevereiro de 2013.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 161

Trending Articles