Quantcast
Channel: Sala de Guerra
Viewing all articles
Browse latest Browse all 161

Nota de Falecimento: Aleksandr Efimov

$
0
0
Aleksandr Efimov
(06/02/1923 - 31/08/2012)

Faleceu no último dia 31 de agosto em Moscou, Rússia, de causas naturais aos 89 anos de idade, o duplo Heroi da União Soviética, Marechal-do-Ar Aleksandr Nikolayevich Efimov.

Nascido na aldeia de Kantemirovka, perto de Voronezh, Efimov era filho de um ferroviário. Passou sua infância e adolescência em Millerovo, na região de Rostov, terminando os estudos em 1940. No ano seguinte, ele concluiu seu curso de pilotagem no aeródromo de Lugansk, entrando para a Força Aérea em maio de 1941.

O início da Operação Barbarossa pegou Efimov nos primeiros estágios de seu preparatório militar. Ele completou o treinamento em 1942, e em agosto foi enviado para uma unidade operacional, o 594º Regimento de Aviação de Ataque, equipado com o Ilyushin Il-2 Sturmovik. A unidade operava contra os alemães no setor de Vyazma, a leste de Moscou. Efimov gradualmente foi apresentando um notável rendimento operacional, destacando-se aos olhos dos comandantes. Transferido para o 198º Regimento de Aviação de Ataque, ele continuou realizando missões de destruição de tropas, aeronaves, balsas e trens alemães em Smolensk e na Bielorrússia.

Em julho de 1944, já com mais de 100 missões realizadas, o Tenente-Senior Efimov recebeu o comando da 2ª Esquadrilha do seu regimento, mais tarde também tornando-se o navegador-chefe de toda a unidade. Por sua extrema perícia e coragem nos controles do Il-2, o Presidium do Soviete Supremo concedeu-lhe a Estrela Dourada de Heroi da União Soviética em 26 de outubro de 1944. Com o encerramento da guerra contra a Alemanha em maio de 1945, Efimov contabilizou 222 missões de combate realizadas, nas quais destruiu 85 aeronaves da Luftwaffe em solo e outras 7 no ar (o que faz dele oficialmente um ás), bem como uma imensa quantidade de outros veículos e armamentos. E por este impressionante resultado individual, o Capitão Efimov foi agraciado com uma segunda Estrela Dourada em 18 de agosto de 1945.

Após a guerra ele graduou-se na Academia da Força Aérea em Monino em 1951, e tomou diversos postos de comando, inicialmente de um regimento e depois de uma divisão aérea. Ao concluir o curso de estado-maior em 1957, ascendeu ao sub-comando da 30ª Força Aérea, no distrito militar do Báltico. A partir de maio de 1969, foi transferido para o Alto-Comando da Força Aérea, atuando como adido junto aos egípcios durante a década de 1970, sendo promovido a Marechal-do-Ar em 29 de abril de 1975.

Finalmente, em dezembro de 1984, o Marechal Aleksandr Efimov foi feito comandante da Força Aérea Soviética, posto que manteve até julho de 1990, quando se tornou Vice-Ministro da Defesa. Ele passou para a reserva em agosto de 1993.

Depois disso, Efimov presidiu diversas organizações de veteranos, proferiu palestras e cursos em academias militares, além de escrever numerosas obras sobre aviação. Com sua morte, resta somente um duplo Heroi da União Soviética da Segunda Guerra Mundial ainda vivo: o General Talgat Begeldinov.

Marechal-do-Ar Aleksandr Efimov.

Vladimir Putin condecora Efimov com a Ordem da Coragem. Moscou, 20 de novembro de 2000.

Ilyushin Il-2 Sturmovik de Aleksandr Efimov. 2ª Esquadrilha do 198º Regimento de Aviação de Ataque. Bielorrússia, 1944.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 161