Quantcast
Channel: Sala de Guerra
Viewing all articles
Browse latest Browse all 161

Terceiro Lancaster pode decolar em breve

$
0
0

"Just Jane" taxiando em Lincolnshire.

Um Avro Lancaster que apareceu no seriado “Dr. Who” pode ser o tornar o terceiro exemplar com capacidades de voo no mundo todo.

O bombardeiro, batizado “Just Jane”, atualmente realiza taxeamentos no Centro de Aviação Histórica de Lincolnshire. Fred e Harold Panton, seus donos, estão restaurando a aeronave como tributo ao seu irmão Christopher – que morreu num Lancaster em 1944, sobre Nuremberg.

Eles até então não haviam conseguido um quarto motor Rolls Royce Merlin– que disseram ser a chave para levá-lo ao ar.

Fred Panton disse: “Esperamos que ele voe em breve, e é certeza que irá voar. Mas antes que comecemos, precisamos deixar tudo em condições de voo, e acho que precisamos de 14 meses para isso. Se tirássemos os motores do Just Jane para enviá-los para reparo, tudo poderia demorar três anos. Os novos motores pouparão tempo”.

Ele ainda acrescentou: “Eu não sabia, até que o momento em que o último motor foi entregue, que há mais de 11 mil partes num motor Merlin – isso te dá a idéia do quão complexo ele é. E pensar que esses foram construídos logo antes da guerra...

Os irmãos compraram o Lancaster (Avro NX611) em 1983 e o trouxeram da base aérea da RAF em Scampton para seu museu em East Kirby. A última vez que voou foi em 1971.

O museu também adquiriu um novo trem de pouso, torres de tiro e pneus novos para o avião, que apareceu no especial de natal de 2011 do seriado “Dr. Who”.

Atualmente, há somente dois Lancasters em condições de voo – o do Memorial da Batalha da Inglaterra em Coningsby e o do Museu de Aeronaves Militares em Hamilton, Canadá.

Fonte: BBC News, 20 de dezembro de 2012.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 161