Numa oficina de Falkenberg, na costa oeste da Suécia, a restauração de um Heinkel He 111H-3 segue a todo vapor, com a seção do nariz tendo sido recentemente terminada.
O raro bombardeiro foi recuperado das margens do Lago Sitasjaure, no extremo norte da Suécia, no verão de 2008. O trabalho está sendo realizado por voluntários da Forced Landing Collection (FLC), em cooperação com a Nord-Osterdal Aircraft e o Museu Histórico Militar de Tolga, na Noruega.
Atualmente, o trabalho se concentra no compartimento de bombas.
O Heinkel, matrícula WrNr 6830, pertencia à 5ª Staffel do Kampfgeschwader 26 “Vestigium Leonis”, e fez um pouso forçado em Sitasjaure em 15 de maio de 1940, após ser danificado em combate com Blackburn Skuas do 800º Esquadrão da Real Aviação Naval sobre Narvik.
Os quatro tripulantes sobreviveram, e após cruzarem a fronteira com a Noruega foram capturados pelos ingleses e levados para o Canadá como prisioneiros de guerra. O bombardeiro foi descoberto por autoridades suecas uma semana depois, mas a recuperação da aeronave não foi tentada devido ao isolamento do remoto local de queda.
Quando a restauração estiver terminada, pretende-se exibir o He 111 num diorama em escala real, mostrando o bombardeiro como estava logo após seu pouso forçado.
A equipe da FLC está atualmente procurando plantas e informações técnicas que permitam completar este que é um dos mais ambiciosos projetos de restauração de aeronaves na Suécia.
Fonte: Aeroplane Monthly, 28 de dezembro de 2012.
![]() |
Seção frontal do He 111, ainda em restauração. |