Quantcast
Channel: Sala de Guerra
Viewing all articles
Browse latest Browse all 161

Hawker Tempest será restaurado de volta ao voo no Texas

$
0
0

O Hawker Tempest II MW404 chegou ao aeroporto de Hooks, perto de Houston, no Texas, para seu novo dono Chris Miller, que comprou a aeronave na Inglaterra. Agora, o Tempest será restaurado de volta às condições de voo, num projeto de cinco anos.

O raro caça é um dos somente nove sobreviventes conhecidos do modelo. A primeira tarefa de Miller é fazer uma relação daquilo que ele tem, o que falta e o que precisa ser substituído.

De acordo com o proprietário, encontrar partes para os sistemas hidráulicos será sua maior dor de cabeça, mas um extensivo trabalho na cobertura metálica terá que ser realizado – incluindo a construção dos novos bordos de ataque das asas e cobertura do motor.

Animadoramente, a estrutura da fuselagem está fundamentalmente em ordem, e não irá requerer muitos reparos. Miller já conseguiu um motor radial Curtiss-Wright R-3350 e um propulsor de um Douglas Skyraider– que irão substituir o motor original Bristol Centaurus e o propulsor Rotol, já que os componentes americanos são mais baratos e de manutenção mais fácil.

Nos últimos anos o MW404 ficou armazenado num pátio da antiga base aérea da RAF em Hemswell, perto de Lincoln. A aeronave saiu originalmente da linha de montagem da Hawker em 1945, sendo destinada ao 247º Esquadrãona base aérea de Chibolton, Hampshire.

Após dois anos de serviço, o MW404 foi recomprado pelo fabricante para ser recondicionado e vendido para a nascente Força Aérea Indiana.

Entregue em 1948, serviu na Índia com a matrícula HA557. Após o modelo ser retirado de serviço ativo em abril de 1954, o MW404 serviu como “isca” na base aérea de Poona, junto com outros doze Tempests II.

Em 1979, o entusiasta da aviação histórica Doug Arnoldcomprou o desgastado MW404, junto com outras quatro aeronaves indianas em condições similares, transportando-as para a Inglaterra.

Embora muitos desses caças tenham sido restaurados nos últimos 33 anos, é um atestado das dificuldades envolvidas o fato de que nenhum deles jamais voou novamente.

Fonte: Aeroplane Monthly, 28 de dezembro de 2012.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 161