Um neozelandês de origem japonesa disse que está conduzindo um projeto para levar um caça Mitsubishi Zero da Segunda Guerra Mundial aos céus de sua terra natal, onde foi originalmente construído.
Masahide Ishizuka comprou de um colecionador americano um A6M Zero em condições de voo em 2009, pela bagatela de 3,72 milhões de dólares.
O avião é um dos somente quatro caças Zero capazes de voar no mundo todo, e todos eles estão nos Estados Unidos. Cerca de 10.000 Mitsubishi A6M Zero foram produzidos no Japão durante a Segunda Guerra.
Ishizuka planeja transferir o registro da aeronave para o Japão, mas não há garantias de que o caça voará quando estiver por lá.
A agência japonesa de aviação requer que as aeronaves aptas ao voo no país estejam estruturalmente impecáveis e capazes de atender aosregulamentos de segurança do século XXI. Os pilotos devem ter conhecimento e habilidades suficientes para pilotar a aeronave.
Ishizuka, de 52 anos, encontrou um instrutor de voo japonês, de 40 anos de idade, qualificado para pilotar seu caça Zero de 70 anos de idade nos Estados Unidos. Mesmo assim, os custos de manutenção serão altíssimos – calculados hoje em 318 mil dólares por ano.
Ele espera cobrir parte desse custo com exibições da aeronave em shows aéreos, mas também está procurando patrocinadores.
Ele espera cobrir parte desse custo com exibições da aeronave em shows aéreos, mas também está procurando patrocinadores.
Fonte: UPI, 29 de março de 2013.